Pesquisadores do NOVOS DIREITOS, e do CEDA, lançam dois cursos de atualização (PRÁTICAS PERICIAIS AMBIENTAIS; TÉCNICAS DE REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA)

Cursos: PRÁTICAS PERICIAIS AMBIENTAIS: AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL; TÉCNICAS DE REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA: PARTE INTRODUTÓRIA (PROCEDIMENTOS LEGAIS E NORMAS TÉCNICAS)

Curso: PRÁTICAS PERICIAIS AMBIENTAIS: AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL 

O curso representa uma excelente oportunidade de atuação para profissionais em diversas áreas. Além disso, o perito ambiental pode contribuir para a formação do convencimento de um juiz de direito, na melhor resolução de um conflito envolvendo meio ambiente.

A metodologia aplicada será, preferencialmente, de aulas expositivas (EaD) com recursos audiovisuais e estudos de casos com análise e execução de laudos periciais. Terá como enfoque didático a orientação teórica e prática dos diferentes aspectos abordados, sendo divididos em três grandes módulos: vistorias e amostragens em perícia judicial, práticas de redação em laudos, estudo de avaliação de impacto ambiental para a perícia judicial. 

A atividade tem como objetivo fornecer aos participantes o conhecimento teórico e prático nas áreas de periciais judiciais, principalmente aquelas relacionadas a perícias judiciais ambientais. Pretende-se a conceituação dos principais aspectos relacionados às perícias judiciais ambientais, e a discussão das diversas técnicas utilizadas nesse campo do conhecimento técnico.

O público alvo será de profissionais de nível superior, de diversas áreas do conhecimento, que atuem ou pretendem atuar como Peritos Judiciais Ambientais.

Curso de 40 horas (encontros síncronos e assíncronos)

Encontros síncronos (google meet) às quartas e quintas – a partir das 19h, nos dias 18/08, 19/08, 25/08, 26/08, 01/09, 02/09, 08/09 e 09/09.

O curso contará com docentes ligados ao Departamentos de Ciências Ambientais da Universidade Federal de São Carlos, além de especialistas convidados.

Inscrição no curso PRÁTICAS PERICIAIS AMBIENTAIS: AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL, clique aqui

 

Curso: TÉCNICAS DE REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA: PARTE INTRODUTÓRIA (PROCEDIMENTOS LEGAIS E NORMAS TÉCNICAS)

O curso apresenta relevância acadêmica quanto ao aperfeiçoamento profissional em Regularização Fundiária Urbana (REURB); e relevância social quanto à formação de profissionais qualificados a conduzir processos de Regularização Fundiária Urbana (REURB), contribuindo, assim, para a melhoria da qualidade de vida das pessoas de baixa renda por meio da titulação das ocupações e garantindo o direito à moradia previsto na Constituição brasileira.

Os principais objetivos do curso são: 
a) permitir a atualização e revisão crítica dos conhecimentos no âmbito da Regularização Fundiária Urbana (REURB); 
b) proporcionar a discussão de temas atuais relacionados à sustentabilidade ambiental, possibilitando uma análise crítica da Regularização Fundiária Urbana (REURB); 
c) compreender e proporcionar possibilidades do conhecimento dos fenômenos jurídicos e sociais relativos à Regularização Fundiária Urbana (REURB) e questões ambientais, desde sua gênese, princípios informativos, ocorrências ecológicas baseadas na análise dos instrumentos legais por meio de uma abordagem interdisciplinar. 

Público Alvo: profissionais do setor público, privado e do terceiro setor, graduandos e com graduação em diferentes áreas do conhecimento, que trabalham ou pretendem trabalhar na perspectiva da Regularização Fundiária Urbana (REURB). Entre outros profissionais, o curso atenderá a advogados, engenheiros (civil, produção, químico, de segurança do trabalho, industrial, sanitário, civil, ambiental), administradores (públicos e privados), agrônomos, ambientalistas, biólogos, economistas, contadores, geógrafos, geólogos, arquitetos, urbanistas e químicos.

Curso de 40 horas (encontros síncronos e assíncronos).

Encontros síncronos (google meet) às segundas e terças – a partir das 19h, nos dias 09/08, 10/08, 16/08, 17/08, 23/08, 24,08, 30/08, 31/08, 06/09 e 13/09.

O curso contará com docentes ligados ao Departamentos de Ciências Ambientais e Gerontologia da Universidade Federal de São Carlos, além de especialistas convidados.

Inscrição no curso TÉCNICAS DE REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA: PARTE INTRODUTÓRIA (PROCEDIMENTOS LEGAIS E NORMAS TÉCNICAS), clique aqui