Você está aqui: Página Inicial / Congresso / Grupo de Trabalhos

Grupo de Trabalhos

2 LOGO FINAL COR SEM FUNDO.png

Ementas dos Grupos de Trabalho

  

GT01 – Direito, Ambiente e Urbanismo

O grupo de trabalho DIREITO AMBIENTE E URBANISMO tem por objetivo refletir sobre os seguintes temas: a proteção de bens e direitos socioambientais em sociedades sustentáveis para as presentes e as futuras gerações por meio do Direito, concebido como um importante instrumento de regulação social. O direito socioambiental baseia-se em um novo paradigma de desenvolvimento e democracia capaz não apenas de promover a sustentabilidade ambiental, mas também a sustentabilidade social, contribuindo para a redução da pobreza e das desigualdades ao promover valores como equidade e justiça social, bem como a superação dos limites do sistema jurídico proprietário e individualista. Os bens socioambientais são aqueles que adquirem essencialidade para a manutenção da vida em todas as suas formas (biodiversidade) e de todas as culturas humanas (sociodiversidade), tais como os direitos de coletividades (povos, culturas, minorias, grupos sociais) por vezes não valoráveis economicamente e não passíveis de apropriação individual, mas essenciais à preservação e à manutenção da vida (meio ambiente sadio, patrimônio cultural, conhecimentos tradicionais, entre outros). Direito Internacional do Meio Ambiente. Direito Urbanístico e suas relações com as demais disciplinas jurídicas. Plano Diretor e o Estatuto da Cidade. Gestão participativa. Reforma Urbana e regulação urbanística. Função socioambiental da propriedade e da cidade. Direito à cidade e à moradia. Políticas de inclusão e exclusão no espaço urbano. Cultura de rua, trabalho de rua e comunidades tradicionais. Justiça urbana e social. Organização social, reassentamentos urbanos e impactos sociais de empreendimentos públicos e privados.  Direito à cidade e tutela urbanística do patrimônio histórico, cultural e paisagístico. Mercado e vulnerabilidades urbanas. Interpretação da norma urbanística. Novo contexto que exige ampliação da noção de sustentabilidade para outros segmentos, além da questão ambiental sendo associada ao tripé: meio ambiente, transformação econômica e impactos sociais.

 

GT02 - Direito e Justiça

O grupo de trabalho DIREITO E JUSTIÇA tem por objetivo refletir sobre os seguintes temas: Direito, Justiça e Sociedade. Bloqueios ao acesso à justiça. Políticas Públicas e o acesso à justiça. Experiências e eficiências em relação ao acesso à justiça. Acesso à justiça e cidadania. Judiciário e processo decisório. Indicadores de justiça e opinião pública. Meios alternativos de resolução de conflitos (conciliação, mediação, arbitragem). Estudos teóricos e análises empíricas sobre a prestação jurisdicional, com vistas à efetividade da justiça e à realização do direito constitucional do acesso à justiça. Instrumentos e ferramentas processuais, bem como a função processual, com vistas à efetividade da justiça. Concepções de justiça. O pensamento dos marcos teóricos da teoria da justiça. A relação entre Justiça e direito. A Justiça e sua relação com a busca da verdade. Justiça universal e justiça particular. Justiça substantiva e justiça procedimental. Justiça distributiva. Teorias modernas da justiça. Utilitarismo clássico e contemporâneo. Liberalismo: igualitarismo e libertarianismo. Críticos aos liberais: comunitarismo, particularismo, perfeccionismo, republicanismo e multiculturalismo. Teorias críticas: democracia deliberativa e justiça social como reconhecimento. Governança, transparência, legitimidade e função do Judiciário são centrais deste grupo.

 

GT03 - Direito e Economia

O grupo de trabalho DIREITO E ECONOMIA tem por objetivo refletir sobre os seguintes temas: teoria Geral do Direito Econômico. Objeto, Fontes, Normas, e Regras do Direito Econômico. Economia Política e Direito Econômico. Constituição Econômica. Abuso do Poder Econômico. Intervenção Estatal no Domínio Econômico. Planejamento. Regulamentação e Regulação. Desenvolvimento e Antropologia Econômica. Institutos do Direito Econômico (produção, circulação, repartição e consumo). Políticas Econômicas e Governança Corporativa e Institucional. Política Econômica e Meio Ambiente. Soberania Econômica. Ciência e Tecnologia. Direito Econômico e Análise Econômica do Direito (custos de transação e assimetrias de informações, etc.) e o Capitalismo Humanista. A ordem constitucional econômica e social. Direito constitucional econômico. Direito da Energia e Desenvolvimento Socioeconômico.  Marco regulador energético brasileiro. Tutela jurídica da energia. Tutela jurídica do petróleo, gás natural e biomassa renovável (biocombustível e biodiesel). Tutela jurídica da água. Direito e desenvolvimento. Estratégias de desenvolvimento humano sustentável. Social accountability. Desenvolvimento e desenvolvimentismo. Planejamento e gestão do desenvolvimento, com participação social.

 

GT04 - Direitos Humanos

O grupo de trabalho DIREITOS HUMANOS tem por objetivo refletir sobre os seguintes temas: histórico dos Direitos Humanos e suas Dimensões. Processo de Internacionalização dos Direitos Humanos. Tratados e Convenções Internacionais. Sistema Global e Sistemas Regionais de Proteção aos Direitos Humanos. Sistema Interamericano: processo e jurisdição. A Dignidade Humana e os Direitos Humanos como processo. Universalismo e o Interculturalismo dos Direitos Humanos. Direitos Humanos e Constituição. Eficácia e Violação dos Direitos Humanos Instrumentos Judiciais e Não Judiciais de Defesa dos Direitos Humanos. Direito Internacional Humanitário. Brasil e os Direitos Humanos. Direitos e garantias em espécie. Sistema Global e Regionais de Proteção. A Dignidade Humana e os Direitos Humanos como processo. Universalismo e o Interculturalismo dos Direitos Humanos. Direitos Humanos e Constituição. Eficácia e Violação dos Direitos Humanos Instrumentos Judiciais e Não Judiciais de Defesa dos Direitos Humanos. Controle de Convencionalidade. Gênero e sexualidade, Violências e Criminalização; Teorias e epistemologias feministas; movimentos sociais feministas e LGBT; transexualidades, saúde e direito; Direito de família; corpo, nome e direitos da personalidade. Pós-modernidade, globalização e universalização dos direitos humanos e sua repercussão na modificação fática e compreensiva das realidades social, econômica e jurídica.

 

GT05 - Direitos e Novas Tecnologias

O grupo de trabalho DIREITO E NOVAS TECNOLOGIAS tem por objetivo refletir sobre os seguintes temas: direito da informática. Informática jurídica. Internet e redes sociais. Sociedade informacional.  Democracia e Tecnologia. Mundo do Trabalho na Sociedade Informacional. Governo Eletrônico. Governança. Segurança da Informação. Crimes de Informática. Inteligência artificial e sistemas especialistas legais. Aspectos legais da Bioética. Biodireito. Direitos e vulnerabilidades. Implantes e transplantes. Tanatologia, Eutanásia e Pena de Morte. Transexualismo. Comércio de tecidos e órgãos humanos. Engenharia genética e o Direito. Clonagem de seres vivos. Venda de óvulos e doação temporária do útero. Reprodução assistida: Inseminação e fertilização artificial. Doação voluntária e compulsória de órgãos. Responsabilidade ética e legal dos profissionais da saúde e do Direito. Aspectos jurídicos e biológicos do planejamento familiar e limitação da natalidade. Limites éticos e jurídicos da intervenção em seres humano.

 

GT06 – Direitos Sociais

O grupo de trabalho DIREITOS SOCIAIS tem por objetivo refletir sobre os seguintes temas: estudos conceituais e/ou relatos de experiências no contexto brasileiro e/ ou internacional, que focalizem a concretização de direitos, mediante políticas públicas, com alicerces na Constituição da República e em documentos internacionais. Estudos de programas, projetos e atividades governamentais e suas interfaces com o Direito. A justicialidade das políticas públicas. Políticas públicas enquanto objeto do estudo do Direito. As responsabilidades compartilhadas ente setor público a sociedade, na propositura, execução e controle de políticas públicas. O protagonismo da sociedade no acompanhamento e avaliação de resultados de políticas   públicas: desafios e perspectivas. Políticas públicas e orçamento. Aspectos teóricos e conceituais dos direitos sociais. Os direitos sociais na Constituição da República de 1988. Intervenção do estado na ordem social. Direitos sociais como garantia de condições materiais mínimas dos indivíduos para o pleno gozo dos seus Direitos. Discussão dos conteúdos e forma de exercício de direitos sociais, tais como educação, saúde, alimentação, lazer, segurança, previdência social, proteção à maternidade e à infância, assistência os desamparados entre outros. Prestações socioestatais que possibilitam melhores condições de vida aos vulneráveis e direitos que tendem a realizar a equalização de situações sociais desiguais. Seguridade Social enquanto conjunto integrado de ações de iniciativa dos poderes públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência social. Incidência dos impactos que as transformações laborais econômicas e financeiras sobre a seguridade social e os desafios postos por esta realidade complexa.

 

GT07 – Direito e Políticas Públicas

O grupo de trabalho DIREITO E GESTÃO PÚBLICA tem por objetivo refletir sobre os seguintes temas:princípios. Reforma do Estado. Consensualidade. Administração Pública Direta e Indireta. Gestão Pública e Direito. Agentes Públicos. Improbidade Administrativa. Discricionariedade e Arbitrariedade. Modernização da Administração Pública. Ética e Corrupção. Administração Pública e Globalização Econômica. Princípios da Administração Pública. Interferência do Estado na propriedade privada. Patrimônio e domínio público. Improbidade, moralidade administrativa e corrupção. Discricionariedade. Controle da Administração Pública. Administração Pública e Globalização. Gestão pública. Políticas Públicas Sociais. Políticas Econômicas. Políticas de Infraestrutura. Políticas de Estado, entre outros. 

 

GT08 – Direito, Estado e Constituição

O grupo de trabalho DIREITO, ESTADO E CONSTITUIÇÃO tem por objetivo refletir sobre os seguintes temas: teorias da Constituição: conceitos, funções, história, tipos e evolução das Constituições. Teoria do Poder Constituinte. Princípios e normas constitucionais. Teoria geral dos Princípios. Filtragem Constitucional. Hermenêutica Constitucional. Mutação Constitucional. Fundamentos constitucionais do poder punitivo. Princípios constitucionais do direito e do processo penal. Teoria constitucional do processo e da persecução penal. Execução da pena. O preso: direitos e deveres. Direito Privado e Direitos Fundamentais. Teorias sobre a eficácia dos direitos fundamentais nas relações privadas: Direta, indireta, "state action" e ausência de eficácia. Constitucionalização: conceito, espécies e críticas à concepção. Estatuto epistemológico do Direito Civil e aplicação de princípios constitucionais. O Direito Civil na Constituição. Estado e Sociedade. Estado: origem, evolução, concepções, finalidade. Política e Estado. Formas de Estado e de Governo. Reforma do Estado brasileiro. Regimes e Sistemas Políticos. Transformação do Estado. Elementos do Estado. Estrutura e organização do Estado. Soberania. Desafios do Estado frente à globalização. Tradição liberal e tradição democrática. Teorias empíricas da democracia: a política como procedimento; a política como mercado; o problema da ação coletiva; o pluralismo político; o processo de democratização; participação política e cultura cívica; novos formatos de participação política; regime político democrático; democracia substancial e democracia formal; democracia e fins do Estado; sistema democrático e reforma política; democracia e cidadania; democracia e participação política; sistemas políticos; partidos políticos; sistemas eleitorais.

Livro do projeto de pesquisa Cidades (I)legais disponível para download Leia mais
UFSCar oferece formação em Perícia Judicial Ambiental. Inscrições estão abertas UFSCar oferece formação em Perícia Judicial Ambiental. Inscrições estão abertas Curso oferecido pelo Grupo de Pesquisa CNPq Novos Direitos forma profissionais para intervenção em casos práticos, aptos a atuarem como peritos ambientais ou assistentes técnicos em perícias judiciais e extrajudiciais. Leia mais
O grupo de pesquisa Novos Direitos apresentará quatro trabalhos no VIII Congresso Brasileiro de Direito Urbanístico O grupo de pesquisa Novos Direitos apresentará quatro trabalhos no VIII Congresso Brasileiro de Direito Urbanístico O grupo de pesquisa CNPq/UFSCar Novos Direitos apresentará quatro trabalhos no VIII Congresso Brasileiro de Direito Urbanístico, de 4 a 7 de outubro, na Universidade Federal do Ceará - Fortaleza. Clique aqui para saber quais serão os temas dos 4 trabalhos... Leia mais
O grupo Novos Direitos no primeiro volume do 'Direito Ambiental Contemporâneo' O grupo Novos Direitos no primeiro volume do 'Direito Ambiental Contemporâneo' O grupo NOVOS DIREITOS no primeiro volume do DIREITO AMBIENTAL CONTEMPORÂNEO. Nossos agradecimentos aos colegas, e integrantes do NOVOS DIREITOS, Celso Antonio Pacheco Fiorillo e Renata Marques Ferreira (organizadores da obra). Leia mais
O grupo de pesquisa Novos Direitos passa a integrar a 'Rede Estado & Constituição' junto com a UNISINOS, UNIJUI, FDV, UNI SEVILHA, UNIROMA I. O grupo de pesquisa Novos Direitos passa a integrar a 'Rede Estado & Constituição' junto com a UNISINOS, UNIJUI, FDV, UNI SEVILHA, UNIROMA I. O grupo de pesquisa CNPq/UFSCar Novos Direitos passa a integrar a 'Rede Estado & Constituição' junto com a UNISINOS, UNIJUI, FDV, UNI SEVILHA, UNIROMA I. Leia mais
Mais notícias >